segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Rapport

Rapport: O que é?

É uma ferramenta de origem francesa e não tem tradução para o português, pode ser entendido como o estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em umas relação.

A confiança diminui a tensão interpessoal e faz com que o futuro ou atual cliente fique mais á vontade.

Sem confiança é extremamente difícil vender algo, por exemplo.

O Rapport é uma técnica da PNL(Programação Neurolinguística) que se pratica a fim de alcançar uma comunicação eficaz.

Psicologia na Era Cristã

Psicologia na Era Cristã

Durante a Era Cristã(quando todo conhecimento era produzido e mantido a sete chaves pela Igreja), Santo Agostinho e São Tomás de Aquino partem dos posicionamentos de Platão e Aristóteles, respectivamente.

Santo Agostinho, influenciado por Platão, pregava uma cisão entre alma e corpo, e a alma seria uma parte divina existente no homem, era imortal e o ser humano a Deus.

São Tomás de Aquino buscou em Aristóteles a distinção entre essência e existência, buscava a perfeição, era a busca por Deus.

A Psicologia no Renascimento

A Psicologia no Renascimento

O Renascimento é o período de transição para a sociedade moderna e valoriza o homem.

A sociedade adquire novos valores sociais e econômicos. 

Descartes apresenta em 1659, o homem de uma forma dissociada do pensamento cristão. O homem é formado por corpo e uma substância pensante, que não é espírito.

Esse dualismo possibilita o estudo do corpo morto.

Surgimento da Psicologia Humanista

Surgimento da Psicologia Humanista

No início da Idade Moderna, o termo Humanismo(ideologia humanista) designou um movimento de ruptura com os ultrapassados valores medievais. 

O antropocentrismo significou o deslocamento das atenções para o homem. O homem foi colocado no centro das preocupações, sendo levado a descobrir que os acontecimentos não se davam "graças a Deus", mas graças à determinação do homem em resolver os problemas que a vida lhe apresenta.

Freud: o pai da psicanálise

Freud: o pai da psicanálise 

Conhecido como o pai da psicanálise o psiquiatra de origem judaíca, Sigmind Freud, criou uma teoria para tratar os seus pacientes.

A psicanálise(associação livre) foi iniciada por Freud, após a morte de seu pai. Freud começou a análise de seus sonhos após viver seus traumas.

Provavelmente a contribuição mais significativa  de Freud foi dar ao Inconsciente, um status científico. O modelo Freudiano propõe uma mente dividida em camadas ou níveis.

Uma das obras mais conhecidas é o livro "A interpretação dos Sonhos". São apresentados nessa obra, argumentos para explicar seu modelo de funcionamento da mente e do inconsciente, desenvolve um método para conseguir acesso ao inconsciente, através da técnica da hipnose.

Modelo Estrutural da Personalidade

Modelo Estrutural da Personalidade

O psiquismo humano é encarado por Freud como um iceberg, do qual apenas uma pequena parte emerge da superfície. 

Para Freud a existência apenas do consciente não explicava muitos dos comportamentos humanos, especialmente certas patologias, o que levou Freud a afirmar a existência do Inconsciente.

Segue o modelo da personalidade:
Id_ Fonte de energia psíquica(líbido). Formado pelas pulsões-instintos, impulsos e desejos inconscientes. Dirigido ao prazer, irracional.
Ego_ Introduz a Razão, a satisfação é retardada até o momento em que possa satisfazê-las com um mínimo de prazer e de consequências negativas.
Superego_ É a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade.

Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional

Toda organização tem a própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro com sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir as pessoas, buscar resultados e se tornam referências.

Toda essa influência é o estudo do comportamento dos indivíduos e de seus impactos no ambiente da empresa. 

O estudo do C.O visa trazer maior atendumento sobre lacunas a respeito do ambiente de trabalho, afim de produzir o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções e como reter talentos, promover a harmonia e o maior engajamento entre os stakeholders.

Downsizing

Downsizing 

Achatamento_ É uma das técnicas contemporâneas que tem por objetivo eliminar a burocracia corporativa desnecessária.

A curto prazo, envolve demissões. A longo prazo, revitaliza a empresa, moderniza, ameniza as pressões, desenvolve a melhoria dos produtos e serviços.

Objetivos: 
-Redução de custos;
-Rapidez na tomada de decisão;
-Resposta mais rápida às ações dos concorrentes;
-Comunicação menos distorcida e mais rápida.